top of page

FELICIDADE


FELICIDADE Do latim “felicitas”. Num primeiro sentido, o termo conota a ideia de sorte favorável, como quando se diz que alguém teve a felicidade de encontrar um homem honesto para o seu negócio, ou de comprar um bilhete premiado. Neste sentido, a felicidade seria o resultado de fatores puramente aleatórios.


Num sentido mais amplo, felicidade significa a ideia de plena satisfação, uma sensação de alegria, de paz e de plenitude interior. Neste sentido, todo homem tem na vida momentos de felicidade ou mesmo períodos mais longos, nos quais ele desejaria que o tempo parasse para que aquela sensação se transformasse numa situação definitiva.


Nesses momentos é que se torna possível intuir a felicidade no seu sentido mais preciso: ausência de todo mal, fruição de todo bem de que a natureza humana é capaz e certeza absoluta da permanência definitiva desse estado. É esta plenitude de felicidade que todo homem procura através de seus esforços e trabalhos.


Ela é o pólo oculto que magnetiza o dinamismo humano. Toda ação humana, mesmo os gestos mais simples, é atravessada por este magnetismo. Se este cessasse, o homem perderia o sentido de viver e seria prostrado pelo tédio.


A felicidade é aquilo que todos buscam, adotando, porém, caminhos diversos para alcançá-la. Uns imaginam encontrá-la através de riquezas porque supõem que com dinheiro tudo se compra e que a felicidade é uma mercadoria como outra qualquer.


A verdade, porém, é que muitos ricos morrem de tédio, e que as mais altas taxas de suicídio se registram nos países e nas camadas mais ricas. Outros imaginam encontrar a felicidade na afluência de prazeres; desde os mais altos prazeres do espírito, o prazer da descoberta e da criação intelectual, o prazer estético, até os prazeres que mais de perto confinam com a animalidade: a sexualidade e a glutonaria.


Outros, enfim, esperam alcançar a felicidade na fruição da honra, do prestígio que acompanha, em geral, o exercício do poder.

O verdadeiro objetivo do ser humano é mais vida – vida mais plena, seja qual for nossa definição de felicidade, só experimentaremos a felicidade na medida que experimentarmos mais vida.


Vida mais plena significa maior número de realizações, conquista de objetivos dignos, mais amor, mais felicidade tanto para nós como pára nossos semelhantes.


Seja um Membro Allyancyys!


Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page