Do latim “amicitia” ( = dedicação), amizade é um sentimento de escolha que distingue uma pessoa entre as demais, a ela dedicando atenção e interesses especiais.
Este sentimento de interesse e respeito do outro, para constituir uma verdadeira amizade, não pode ser passageiro, mas deve ter a característica da permanência que vai constituir a fidelidade.
A amizade é fruto mais puro da liberdade, pois não está, como o amor, sujeita a fatores sexuais, permanecendo unicamente espiritual.
A amizade implica numa igualdade de condições, pois tem como base afinidades profundas e múltiplas e, portanto, dificilmente sobrevive em situações de grande disparidade de gostos ou meio social.
A amizade costuma estar ligada a uma lucidez desinteressada, evitando a lisonja, que destruiria rapidamente a igualdade, caindo na zona de interesse e da utilização do outro.
Na amizade existe uma harmonia que, uma vez perdida, não pode ser substituída, e esta harmonia, baseada na eleição mútua, não pode ser explicada nem pelos próprios amigos, que em geral, não sabem dar as razões da ligação afetiva existente entre ambos.
Sendo a escolha de amigos uma atitude tão espontânea, grande é a importância de frequentar e fazer frequentar pelos filhos ambientes em que esta escolha tenha a maior probabilidade possível de recair sobre pessoas de valor intelectual e moral.
Seja um Membro Allyancyys e compartilhe sua Amizade!
Comments